No mundo empresarial, a diversidade é uma necessidade estratégica para com a sociedade e com os colaboradores. Como resultado, diversifica ideias e negócios colhendo benefícios significativos, desde a inovação até a produtividade. É fundamental entender que promover a diversidade, vai além de ações pontuais ou campanhas temporárias. E como estamos em junho, o Mês do Orgulho LGBT+, é um excelente momento para refletir sobre a importância de levar essa luta além do calendário e incorporar práticas inclusivas ao longo de todo o ano.
O Potencial das Agências de Comunicação
Agências de comunicação e marketing têm um papel crucial na promoção de maior diversidade em campanhas, castings, ações e em equipes internas. Elas podem influenciar e guiar seus clientes na implementação de práticas inclusivas, educando-os sobre a importância da diversidade no ambiente de trabalho e na comunicação externa/interna. As agências são ponte para a transformação cultural dentro das empresas, ajudando a criar narrativas que respeitem e celebrem as diferenças.
Diversidade e inclusão são frequentemente associadas a melhorias no ambiente de trabalho e nos resultados financeiros das empresas. De acordo com um estudo do Instituto Identidades do Brasil (IDBR) aponta que para cada 10% de aumento na diversidade étnico-racial, acontece um salto de 4% na produtividade. Outro estudo da Deloitte aponta que empresas com culturas inclusivas possuem o dobre de chances de atender ou superar metas financeiras.
Mas por onde começar?
- Para que a diversidade seja efetivamente incorporada, é necessário promover o letramento social dentro das organizações. Letramento social envolve a educação e sensibilização dos colaboradores sobre temas relacionados à diversidade, equidade e inclusão. Isso não apenas melhora o entendimento e a empatia, mas também cria um ambiente mais acolhedor e produtivo.
- O pulo do gato é incluir diversidade, equidade & inclusão nos valores e cultura da sua empresa e os reforçar como base da sua comunicação.
- Contar com ações constantes junto a organizações diversas ao longo do ano.
- Proporcionar cursos, mentorias e treinamentos específicos.
- Escolher um parceiro, como uma agência, que organize ações, conexões com ongs e materiais diversos de endomarketing.
A Luta é Constante
Embora junho seja um mês de grande visibilidade para a causa LGBT+, é vital lembrar que a luta por direitos e inclusão é constante. Empresas que se limitam a ações pontuais perdem a oportunidade de promover mudanças significativas e sustentáveis. Além disso, ficam mal vistas diante de milhões de pessoas que consomem marcas pelo pacote completo de valores e propósito em comum e não somente por pontualidade.
A inclusão deve ser uma prática contínua, refletida em políticas internas, treinamentos regulares e na cultura organizacional.
Pensar a diversidade nas empresas é uma necessidade imperativa no cenário atual. Agências de comunicação têm um papel essencial ao liderar essa transformação, educando e guiando seus clientes para práticas inclusivas e sustentáveis.
Parceria Agência Kilo com a Ong EternamenteSOU
A EternamenteSOU é uma associação dedicada ao acolhimento e à defesa dos direitos das pessoas idosas e da comunidade LGBT+. Nossa parceria com essa ONG teve início em 2020 e, desde então, temos trabalhado juntos em diversas iniciativas, incluindo a criação de conteúdo digital, gestão de redes sociais, redesenho de identidade visual, desenvolvimento de nome, reposicionamento de marca, criação de materiais de papelaria, organização de eventos, marketing de influência e ações corporativas.
Em 2024, lançamos o novo site da EternamenteSou, trazendo a identidade renovada e estabelecendo um espaço centralizado para conteúdo de qualidade e seguro destinado às velhices LGBT+. Além disso, aprimoramos os recursos de doação, oferecendo um método ainda mais seguro, e introduzimos seções dedicadas à imprensa, transparência e eventos promovidos pela E.Sou.
Conforme iniciamos projetos, apresentamos a EternamenteSou para nossos clientes e buscamos possibilidades de parcerias implementando ações como palestras, oficinas e outros em conjunto com marcas.
Vamos além das campanhas de junho e transformemos nossas empresas em verdadeiros exemplos de inclusão e respeito o ano todo. A parceria constante com organizações dedicadas, como a EternamenteSOU, exemplifica o impacto positivo que pode ser alcançado.